Cristalândia recebe workshops voltados à saúde emocional e à participação social no ambiente de trabalho

Foto: Divulgação

Entre os dias 6 e 10 de outubro, a Comarca de Cristalândia recebe dois importantes eventos voltados ao bem-estar e desenvolvimento humano dos(as) servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense. Os workshops “Como trabalhar, se relacionar e manter a saúde emocional em dia” e “A participação social e sua influência no estado de saúde” estão sendo promovidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e do Programa de Atenção à Saúde (PAS).

O primeiro workshop teve início nessa segunda-feira, dia 6 de outubro, e está sendo conduzido pela professora Evanuzia Luzia de Oliveira, mestra em Psicologia Social. Para ela, compreender as emoções é um passo essencial para transformar a realidade.

“Todas as nossas escolhas partem das emoções. O propósito do curso é ajudar as pessoas a compreender e a lidar com as emoções nas diversas circunstâncias, de forma a obter os melhores resultados em todos os aspectos da vida. Estudos mostram que um grande percentual de doenças é de base emocional. Aprender a lidar com as emoções é também uma forma de melhorar a saúde física e emocional. O trabalho e a realidade social não mudam, mas quando as pessoas mudam o universo à volta também se transforma”, explicou.

A proposta da capacitação foi bem recebida pelas equipes da Comarca. Para a assessora jurídica Karita Fernanda Feliciano Gomes, a experiência se mostrou impactante desde o primeiro encontro.

“Logo no primeiro encontro, percebi o quanto o conteúdo oferecido é capaz de provocar uma verdadeira mudança de perspectiva, despertando a consciência para a importância do autocuidado e para a necessidade de estabelecer limites que favoreçam um convívio mais saudável e respeitoso, tanto no ambiente profissional quanto na vida pessoal. Essa vivência, ainda em seus primeiros passos, já se revela transformadora”, comentou.

Voltado a servidoras e servidores do Poder Judiciário Tocantinense, as atividades, com carga horária de 27 horas, abordam temas como a Influência das Relações Sociais na Saúde e na Qualidade de Vida, O Impacto da Ética no Ambiente de Trabalho e A Prevenção de Adoecimentos Psíquicos, como Estresse, Fadiga e Síndrome de Burnout.

Encerrando a programação, nos dias 9 e 10 de outubro, ocorre o workshop “A participação social e sua influência no estado de saúde”, com a facilitação da assistente social Adriana Magna Sousa da Silva Ramalho. O evento abordará temas como responsabilidade social, protagonismo coletivo, redes de convivência, assédio moral e sexual, além de acessibilidade e inclusão.


Modificado em:

Acessos:

65