
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) deu início, nesta terça-feira (9/9), à segunda turma do curso Comunicação Escrita e Estratégica. A atividade integra as ações estratégicas de desenvolvimento institucional, fundamentadas nos resultados da Avaliação de Competências realizada no biênio 2022-2024, sob a supervisão do Comitê de Gestão de Pessoas por Competências, presidido pela desembargadora Ângela Prudente.
Voltado a servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense indicados(as) pela Diretoria de Gestão de Pessoas, o curso é ofertado na modalidade à distância, com aulas síncronas via Google Meet e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Ao todo, serão 20 horas de formação, distribuídas em quatro módulos: fundamentos da linguagem; comunicação institucional; coesão e coerência textual; e prática de produção textual.
As aulas são conduzidas pela facilitadora Sibele Letícia Rodrigues de Oliveira Biazotto, com auxílio da monitora Glacielle Borges Torquato. O primeiro módulo da capacitação abordou os fundamentos da linguagem, com foco nas variedades linguísticas, no preconceito linguístico, nos níveis de linguagem (formal, informal e técnico-jurídico), além de orientações do Programa SimplesTOC.
Durante a abertura do curso, a professora Sibele reforçou a importância da capacitação. “A língua viva se transforma, se modifica, é criada de forma diferente e nós também precisamos acompanhar essas mudanças quando elas são incorporadas em nossa vida”, destacou.