Curso sobre mapeamento de processos e gestão de riscos fortalece práticas de governança no Judiciário Tocantinense

Foto: Ednan Cavalcanti

Servidores(as) de diferentes setores do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) com atuação em áreas estratégicas da administração participaram, nos dias 24 e 25 de abril, da capacitação ofertada pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) sobre mapeamento de processos e gestão de riscos.

O curso ocorreu de forma presencial, na sede da Esmat, com carga horária de 16 horas, tendo como foco capacitar os(as) participantes para mapear os processos, identificar os riscos presentes inserindo melhorias com base nos riscos identificados, conforme metodologia estabelecida no Manual de Gestão de Riscos do TJTO, desenvolvendo habilidades e competências para compreender, aplicar e aprimorar técnicas de mapeamento de processos e identificação de riscos, a fim de otimizar a eficiência operacional, promover a transparência organizacional e fortalecer a capacidade de tomada de decisões embasadas em evidências.

A programação incluiu temas como notação BPMN 2.0, uso do Bizagi Modeler, construção dos fluxos AS-IS e TO-BE, coleta e documentação de dados, além da identificação e avaliação de riscos. Os(As) participantes também realizaram exercícios voltados à elaboração de planos de tratamento e estratégias de monitoramento.

O curso foi ministrado por Ana Carolina Alcântara Vago, analista da Embrapa na área de Gestão de Riscos e Controles, e Sandro Tomazele de Oliveira Lima, analista judiciário do Tribunal Superior do Trabalho (TST).


Modificado em:

Acessos:

12