
Teve início a etapa presencial da Turma VI do curso Formação de Facilitadores Restaurativos. A capacitação integra a política institucional de disseminação da Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário Tocantinense, alinhada às diretrizes da Resolução nº 225 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2016, e visa fomentar práticas de resolução pacífica de conflitos, reforçando a cultura de paz e o fortalecimento dos vínculos sociais. A programação ocorre na Escola Superior da Magistratura Tocantinense e encerra nessa quarta-feira (30/4).
Sob a condução da professora Mayara de Carvalho Siqueira e da tutora Lorena da Cruz Neves Pimenta Gutierrez, os(as) participantes recebem informações sobre fundamentos dos círculos restaurativos, abordando temas como Etapas dos Processos Circulares, Técnicas de Comunicação Não Violenta e Elaboração de Acordos Restaurativos. Na quarta-feira (30/4) ocorre a aula "Introdução à Prática dos Processos Circulares na Justiça Restaurativa", ministrada pela juíza Luciana Costa Aglantzakis.
Na sequência, no período de 12 a 14 de maio de 2025, será realizada a etapa prática denominada "Os Círculos em Movimento". Nessa fase, os(as) alunos(as) vivenciarão experiências de confecção de símbolos, cerimônias de abertura e encerramento de círculos, construção coletiva de valores e de diretrizes, além de simulações práticas que incluírão a aplicação de técnicas de escuta ativa, contação de histórias e construção de consenso.
A formação seguirá com a etapa de estágio supervisionado, prevista para ocorrer no período de 15 de maio a 11 de julho de 2025, momento em que os(as) participantes deverão realizar círculos restaurativos em escolas, ambientes comunitários ou instituições parceiras, consolidando na prática os conhecimentos adquiridos.
Sobre o Curso
Com carga horária total de 70 horas-aula para certificação, o curso reafirma o compromisso da Esmat em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, empática e colaborativa, promovendo a pacificação social e a transformação das relações interpessoais.