O diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, foi um dos destaques do VI Congresso Internacional em Direitos Humanos, ao tratar, com grande eloquência, do tema: Tratado de Cooperação da Amazônia – Perspectivas de cooperação e integração para um desenvolvimento socioambiental

Em sua explanação, apresentou a importância da Floresta Amazônica para o equilíbrio climático e condições adequadas de vida transcendem os limites da América Latina e influem diretamente no equilíbrio ecológico do Planeta.

“Nesse vasto, grandioso e riquíssimo ecossistema compartilhado por oito países, ainda pouco conhecido pelo homem, os povos da floresta e populações indígenas, algumas dezenas em estado de isolamento, resistem, cada uma a seu modo, à marcha desenvolvimentista fora de controle empreendida pelos homens civilizados do ocidente. Se por um lado não há como conter o desenvolvimento almejado pelas populações pobres da região Amazônica, por outro é necessário encontrar meios adequados para garantir o acesso dessas populações à riqueza natural, bem como atender às demandas da economia nacional. O caminho certamente é o da cooperação, da integração, da pesquisa científica, do desenvolvimento de sistemas jurídicos adequados, e de uma política econômica baseada na sustentabilidade socioambiental, nos termos dos arts. 215, 225 e 231 da Constituição Federa,” ressaltou Villas Boas.

Todos os anos, o desembargador apresenta temas de grande relevância no debate dos direitos humanos. Na V Edição, tratou do tema: Direitos Humanos e Meio Ambiente na Encruzilhada do Neoconstitucionalismo com o Novo Constitucionalismo Latino-Americano.  Na III Edição, falou sobre: Os Contornos da Liberdade de Expressão nas Constituições do Brasil e de Portugal, e na I Edição: Repercussões do Indigeanato sobre o Meio Ambiente.

desembargador_marco (6)
desembargador_marco (5)
desembargador_marco (4)
desembargador_marco (3)
  • desembargador_marco (6)
  • desembargador_marco (5)
  • desembargador_marco (4)
  • desembargador_marco (3)
  • desembargador_marco (2)
  • desembargador_marco (1)