Teve início hoje (17/11), no auditório do Tribunal do Juri do Fórum de Palmas, o Programa de Formação de Conciliadores Voluntários que atuarão como conciliadores durante as atividades da IX Edição da Semana Nacional da Conciliação.

O Coordenador da Central de Conciliação de Palmas, Juiz Nelson Coelho Filho, abriu oficialmente o evento “Desde 2008 tentamos difundir essa prática. A Conciliação e a Mediação são alternativas para resolver a morosidade do Judiciário”.

A Semana Nacional da Conciliação consiste na disponibilização de todos os recursos do Poder Judiciário do Estado do Tocantins, para auxiliar pessoas a construírem consenso sobre a desavença que as trouxeram ao judiciário, com o objetivo principal de difundir a conscientização da conciliação para a solução dos conflitos e de aproximar a sociedade da justiça.

Na oportunidade foi apresentado o vídeo de divulgação da Semana Nacional da Conciliação, produzido pela Escola Superior da Magistratura com a participação do Juiz Gilson Coelho Valadares e a servidora Andréia Marinho, como atores voluntários.

O Coordenador Estadual do Movimento pela Conciliação, Juiz Gilson Coelho Valadares, falou sobre a importância da Conciliação Pré-processual “Um simples diálogo entre as partes resolve conflitos”. Concluiu sua fala convidando os conciliadores voluntários a “Se doem para o próximo e procurem ser assertivos na solução dos problemas”.

Dando início ao Programa de Formação de Conciliadores Voluntários tivemos a conferência “Técnicas de Conciliação”, ministrada pela doutora em Direito Processual (USP), Fernanda Tartuce, mediadora e autora de obras jurídicas.

Os cento e vinte selecionados como conciliadores, dentre servidores, profissionais e acadêmicos das áreas do Direito, Psicologia e Serviço Social, participam da formação até dia 21 de novembro.

Semana da Conciliação

A Semana Nacional de Conciliação acontecerá, em Palmas e nas Comarcas do Interior, no período de 24 a 28 de novembro de 2014, das 8h às 18h, de acordo com a escala definida pela Central de Conciliação de Palmas.

A Conciliação é um método alternativo de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de uma solução viável para o conflito.